sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Prêmio Melhores Universidade do Brasil

Segundo o prêmio melhores universidades do guia do estudante e banco real, a Universidade Católica de Brasília é uma das 6 melhores instituições privadas do Brasil e a melhor do centro-oeste.

Das três edições do Prêmio Melhores Universdades Guia do Estudante e Banco Real, a Católica de Brasília já foi a melhor do Centro-Oeste por duas vezes, em 2006 e 2007.
Fonte: Jornal da Católica - nov/dez de 2007.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Pólo Angola - Escola Dom Bosco

O empreendimento, de três andares e um terraço, está localizado a 100 metros do maior mercado informal do país, o Roque Santeiro. A Escola Dom Bosco comporta 25 salas de aulas, direção, secretaria, área administrativa, duas salas de professores, seis gabinetes técnicos, biblioteca e 1 laboratório de informática com 40 máquinas ligadas a internet.

A Escola Dom Bosco é referência em Luanda. Um projeto co-financiado por empresas europeia. Iniciaram as obras em junho de 2003, a cargo de jovens formados pelo Centro de Formação Profissional Dom Bosco, coordenado pela empresa brasileira Odebrecht.

A instituição conta com aproximadamente 4.500 alunos na área de contabilidade e gestão e educadores infantis e professores.

Atualmente a Escola Dom Bosco representa o PEAD em Angola - Pólo de Educação a Distância da Universidade Católica de Brasília - UCB Virtual . Os PEADs formam hoje uma grande rede de educação a distância e representam uma forma de democratização da oferta do ensino superior.

Nos PEADs os estudantes encontram a infra-estrutura necessária para participarem dos encontros presenciais, recebendo apoio e orientações para seus estudos, além de participarem de áudio conferência e fazerem suas avaliações presenciais. É também nos PEADs que se realizam as provas de seleção para os interessados em estudar na Católica Virtual.

O PEAD Angola conta com laboratório de informática com internet, biblioteca, secretaria e financeiro.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O acesso a internet em Angola

Angola registrou um grande crescimento no setor das tecnologias de informação no ano de 2007. Segundo dados apresentados pelo Governo Angolano, publicado no Jornal de Angola, cerca de 3 milhões de cidadãos tem acesso a internet.

Atualmente, quase todos os bairros de Luanda há um cyber café, o que facilita o acesso a internet. No entanto, o número de pessoas que possuem computadores em suas casas são baixos.

O Governo implantou varios projetos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC'S. A criação do Portal do Governo e de todos os ministérios e a realização do Fórum Internacional das Tecnologias da Informação, contribuiu para o avanço no país.

Empresas públicas e privadas investem no acesso a internet. A congregação católica dos Salesianos de Dom Bosco em Angola, através de seus centros de formação e escolas em várias cidades, disponibilizam aos cidadãos a inclusão digital, com cursos, acesso para pesquisa e para estudos.

A Escola Dom Bosco de Luanda, localizada no bairro da Lixeira no Sambizanga, conta com um laboratório de informática equipado com mais de 40 computadores ligados a internet de banda larga. A escola Dom Bosco de Luena, os centros de formação profissional Dom Bosco em Dondo, Calulo e Ndalatando também disponibilizam computadores com internet para a população.

Os Salesianos de Dom Bosco em parceria com a Universidade Católica de Brasília, disponibilizam os laboratórios de informática para os alunos dos cursos a distância da UCB Virtual para seus estudos, pesquisas e participação nas ferramentas de interação e comunicação na internet.

A Universidade Católica de Brasília, através de sua universidade virtual, a UCB virtual, realiza um grande trabalho de inclusão digital e educacional no país. Hoje é possível, aquele professor da escola pública da cidade de Dondo no Kwanza Norte, realizar seu sonho de ter uma formação acadêmica. Basta dirigir-se ao Centro profissional Dom Bosco de Dondo e realizar os procedimentos para o ingresso na faculdade, estudando via internet em uma das melhores universidades do Brasil sem sair de Angola.

O avanço da internet é o avanço do ensino e da informação.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Programação de Janeiro

Planejamento das atividades do mês de janeiro.

Data das atividades do Pólo Angola.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato pelo e-mail: detley_porto@hotmail.com ou poloangola@ucb.br



- 04 até 07: Pólo Dondo - Regularização das pendências do ano de 2007 e atendimento ao aluno no pólo.

- 07: Término das inscrições para o 1º vestibular 2008 - Pólo Dondo.

- 15 até 17: Vestibular no Pólo de Benguela.

- 20: Vestibular no Pólo de Luanda e Dondo.

- 22: Coordenador do Pólo viaja para o Brasil, qualquer informação, contactar por e-mail.